O que é a dermatologia cosmiátrica?

A dermatologia é a especialidade médica que é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele, cabelos e unhas. Com a evolução da medicina e a descoberta de novos tratamentos, a dermatologia – assim como outras áreas da Medicina – ganharam outras ramificações, e uma delas é a dermatologia cosmiátrica, ou simplesmente cosmiatria.

Esta área da dermatologia tem como principal objetivo tratar, de maneira segura e profissional, todos os aspectos relacionados à beleza da pele. Na cosmiatria, o foco pode ser o rejuvenescimento (suavizando rugas e linhas de expressão), clareamento de manchas, firmeza e brilho da pele e prevenção do envelhecimento.

Os procedimentos cosmiátricos são, por definição, tratamentos médicos, e por isso é muito importante escolher um dermatologista experiente e qualificado para realiza-los. O dermatologista cosmiátrico, com sua qualificação e experiência singular na área, poderá prescrever os tratamentos mais adequados a cada tipo de pele, levando em consideração as particularidades e objetivos de cada paciente.

Fonte: SBDRJ