Como reconhecer uma verruga?

As verrugas são protuberâncias benignas na pele, causadas pelo papilomavírus humano (HPV) e que surgem através do contato direto com pessoas ou objetos contaminados, inclusive durante a relação sexual.

O aspecto da verruga varia bastante de acordo com o local onde ela se encontra, e ela não manifesta nenhum tipo sintoma. Por isso, se notar que a sua lesão coça ou sangra, é fundamental procurar um médico imediatamente, pois pode se tratar de um câncer de pele.

Também é preciso destacar que existem inúmeros tipos do vírus HPV, e a maioria deles, felizmente, é benigna. No entanto, alguns tipos – que são transmitidos através de relações sexuais - podem aumentar o risco de câncer, principalmente no colo do útero e no pênis, e o principal sintoma é o surgimento de verrugas na região genital.

Em geral, as verrugas são ásperas e da cor da pele, mas também podem ser planas, macias e/ou escuras. Em alguns casos, uma verruga pode regredir espontaneamente (geralmente em crianças); em outros, pode durar anos e causar bastante incômodo.

Existem diferentes tratamentos para essas lesões. Pode-se usar medicamentos tópicos, ácidos e até procedimentos cirúrgicos, dependendo do tamanho e do local da lesão. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado.

Atenção: jamais tente extrair uma verruga por conta própria! Isso pode acabar causando um ferimento grave, além do risco de infecção. Procure um dermatologista para o melhor diagnóstico e procedimento seguro.

Fonte: SBDRJ